Lute por sua família!

      Nenhum comentário em Lute por sua família!

Dormindo com o Inimigo é um filme que relata a história de um casamento de quatro anos que parece perfeito. Na realidade, o marido agride a mulher regularmente até o ponto em que a esposa simula a própria morte. Um dos maiores problemas na vida cristã é negarmos que estamos passando por uma situação difícil. Isso acontece especialmente em relação à família.

Obedecendo ao chamado de reconstruir Jerusalém, que estava totalmente destruída, Neemias percebe que havia vários inimigos ao seu redor. Sua preocupação era que as famílias fossem atingidas. Diante dessa situação, ele extravasa um sentimento forte e clama para que os maridos lutem pelos filhos, pela esposa e pela casa.

Nossas famílias também precisam ser reconstruídas para que possam servir ao Senhor. Todos sabem que Neemias alcançou uma grande vitória. Essa promessa é para você também! Lute Por Sua Família.

Em primeiro lugar: Neemias age – “Inspecionei” – Esta palavra nos leva a ações preliminares tais como: ver, examinar, discernir, considerar, ter visão, tomar conta, aprender a respeito, dar atenção, ser visto, fazer olhar intencionalmente para a situação etc. Fiquei impressionado com as definições desta palavra, raiz e derivados. Se não posso me deter a todas, quero enfatizar as seguintes: ver, ter visão, aprender a respeito, fazer olhar intencionalmente para a situação. Todas as descrições nos levam a uma compreensão geral da situação. Você tem “inspecionado” sua família no bom sentido? Se sua família está como as outras é hora de inspecioná-la, pois a família, de um modo geral, está destruída. O livro de Neemias nos mostra que não era apenas a parte da construção arquitetônica que estava destruída, mas, também, a moral, o culto e a obediência a Deus. Diante disto, os inimigos estavam por perto (Ne. 4: 1). Não se iluda, se você inspecionar sua casa e vir a necessidade de uma reconstrução, os inimigos vão aparecer. Se sua família está em construção, é hora de ver o que foi deixado para traz e colocar guarda para proteger dos inimigos (Ne. 4: 13). A hora certa de inspecionar é no momento da situação difícil, não é na hora do desespero nem da acomodação.

Em segundo lugar: Neemias Exorta – “Lembrai-vos do Senhor” – verificada a situação, é hora de tomar a primeira atitude: voltar-se para Deus de forma específica (Ne. 4: 4-6). Têm muitos crentes resistentes a esta exortação de Neemias que dizem logo: “Somos uma família cristã, estamos buscando a Deus, estamos na obra de Deus!”. Deixa de ser abestalhado! Ninguém está falando que você não é crente, esta exortação é porque você percebeu que sua família está em perigo. “Lembrai-vos do Senhor”, de forma específica, e ore por este motivo, pois, assim, sua família vai ser restaurada e Deus te dará ânimo para esta batalha (Dt. 20: 3-4). Sempre existirá uma ou outra área que iremos necessitar de ajuda. Faça uma oração: “Senhor, dá-me força para buscar ajuda em ti de tal forma que a minha família seja bênção para os povos da terra. Reconstrua as áreas que estão vulneráveis. Em Cristo. Amém.” A verdade é que muitos crentes querem ser abençoados diante as dificuldades, mas continuam na comodidade.

É por isso que, em terceiro lugar: Neemias desafia – “Lutem” – O verso 9 registra como Neemias entende a luta: “Porém nós oramos ao nosso Deus”. O livro de Neemias começa com uma oração (Ne. 1: 2-4). Neemias rompeu a chorar quando escutou que o muro de Jerusalém seguia em ruínas. Por quê? Nos dias do Neemias, os muros eram essenciais, pois ofereciam segurança diante dos ataques e simbolizavam poder e paz. Choro, jejum e oração são três elementos de alguém que entra na luta por sua família, e a comodidade mais uma vez é deixada para trás e a luta iniciada. Primeiro Deus, um verdadeiro clamor, mas Neemias age também na esfera humana: “Pusemos guarda contra eles, de dia e de noite”. Aí temos muito que falar, pois a busca pelo dinheiro, o comodismo, o bem estar e até a falta de compromisso com a família tem impedido muitos homens de lutar por suas famílias. Os pais de uma maneira geral não sabem nem por andam seus filhos, nem mesmo quando estão na igreja. Muitas vezes, os pais estão presentes, mas os filhos estão soltos à própria sorte, e a presença dos pais deve acompanhar os filhos assim como os guardas se protegem contra o inimigo dia e noite. Entretanto, em nome de uma boa criação, os pais têm deixado de proteger seus filhos contra o inimigo ou será um relaxo total? Não é duvidar da educação que você deu durante sua vida, não é duvidar de seu filho e nem é falta de confiança em Deus, pois o salmista nos diz: “Herança do Senhor são os filhos”, por isso devem ser protegidos do inimigo. Neemias, depois de considerar o perigo, nos exorta e nos faz lembrar dos poderosos feitos de Deus e, assim, nos desafia a lutar. Reflexão: “Não Temais”. Se você já inspecionou os perigos que a família em geral está passando e já considerou a sua família em particular, então não é hora de temer, mas de crer (Dt. 1: 21).

Em quarto lugar: Aplicação: “Toma Posição” – Em nossos dias, esta decisão deve ser de todo crente em favor de sua família, o filho, a mãe, o pai ou todos em um só propósito: “Lute por sua família!”. Tome uma posição séria diante de Deus, saia de sua religiosidade inoperante e creia na vitória (Ne. 4-20). O levar a cabo uma grande tarefa é exaustivo. Sempre há pressões que podem conduzir ao desânimo. A tarefa pode parecer impossível, ou que nunca irá terminar, ou mesmo porque há muitas coisas contrárias. Neemias fez com que seus seus operários lembrassem de sua meta e do amparo de Deus.

Se você se vê afligido, cansado ou desalentado, por qualquer tarefa, lembre-se do propósito de Deus para a sua vida e a sua família. Vem desfrutar do amor de Deus, você e sua casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *